segunda-feira, 16 de novembro de 2009

domingo, 15 de novembro de 2009

PIVETE


TP6 - Seção 3
Unidade 24
8ª “A, B e C”
Trabalhamos o texto de Esmeralda Ortiz, atividade 11 e o avançando na prática seção 3, unidade 24, durante a interpretação surgiram comentários importantes e até exemplos vivenciados pelos alunos na própria família. Depois ouvimos as músicas de Chico Buarque de Holanda: “O meu guri” e “Pivete”, os alunos compararam o texto com a letra das músicas, focando os problemas pessoais e sociais, a pobreza e as drogas, a violência e a importância dos sentimentos humanitários em cada ser humano que sonha.
Pedi aos alunos que em grupos escolhessem uma das músicas para produzir uma apresentação, que usassem sua criatividade de forma prazerosa. Mais uma vez fiquei encantada com as produções, cada grupo escolheu a música e a forma de apresentar, que foi bem variada: teatro, slides, história em quadrinhos, filmes e narração oral. Senti que os alunos realmente gostaram de realizar esta atividade e os grupos, à medida que iam apresentando, outros queriam saber como foi feito e houve até grupo que voltou para o laboratório de informática para ensinar aos outros como realizar determinados comandos na tecnologia utilizada, novamente a participação e aproveitamento foram maravilhosos.
TP6 - Seção 3
Unidade 21
8ª “A”
Trabalhamos a compreensão e interpretação do texto “Armadilhas da beleza” Atividade 25 da TP6, unidade 21, seção 3, bem como sua argumentação, depois, no avançando na prática da mesma seção, definimos uma idéia “Alimentação saudável” para ser defendida como tese na elaboração de textos argumentativos, os quais foram expostos em um mural na sala de aula. Os alunos não tiveram dificuldades para produzir os textos, pois o assunto é alvo de pesquisa de um projeto que está sendo realizado com 8ª “A, B e C”, demonstraram prazer e interesse pela atividade. Amei o resultado!
AA2 - Aula 4
Unidade 5
6ª“A”

Refletindo sobre a língua
Nesta aula faremos vários exercícios em que deverá ser usado conhecimentos sobre a língua e também refletir sobre ela.
Refletimos sobre o poema “História de bebum”, concluímos que ele está escrito em primeira pessoa do singular e agora vamos reescrevê-lo em terceira pessoa também do singular e fazer todas as adequações que se fizerem necessárias para sua concordância. Os alunos apresentaram a reescrita, explicando a concordância. No início ficaram inibidos, porém conseguiram se soltar e as justificativas de concordância foram claras e precisas, quando um colega cometia um engano, o outro completava de forma tão natural que tenho certeza que conseguiram assimilar as mudanças com louvor. Amei o resultado!
AA2 - Aula 2
Unidade 5
5ª “A”

Jogo das palavras
Fio muito interessante brincar com as palavras na atividade. Iniciamos a atividade separando os alunos em pequenos grupos. O grupo que terminasse primeiro iria prosseguir com a devida correção. Fiquei orientando os grupos e observando a interação dos mesmos, alunos não queriam que a aula terminasse, pediram para continuar na próxima aula. Na próxima aula, individualmente receberam o Trava-línguas então foi uma festa, deixei que eles treinassem por 10 minutos, orientei-os para que fizessem a leitura pronunciando lentamente as palavras e aumentando gradativamente a leitura. Foi um sucesso, alguns tiveram dificuldades, mas foi muito bom. Na próxima aula fizemos uma gincana ortográfica, palavras com “ss, sc, ch, x, s e z”, dividi os alunos em dois grupos, cada aluno trouxe um bombom que será a premiação do grupo vencedor, a competição ficou acirrada o tempo todo, no final o grupo vencedor decidiu que como todos participaram, vibraram e são colegas, então resolveram presenteá-los com um bombom. Esses são os meus “gatinhos”!
TP2 - Seção 3
Unidade 7
5ª “B e C”

Escolhemos uma obra literária bem interessante “--------“ para desenvolver o avançando na prática desta unidade. Fizemos a leitura em forma de novela, cada dia um aluno se preparava antecipadamente para a leitura da próxima aula, no dia seguinte antes da leitura, outro aluno voluntário contava resumidamente o que foi lido anteriormente e assim sucessivamente, porém ocorreu que quando percebi, eles já haviam conseguido o livro e estavam lendo em casa, quando pedia um voluntário, o número era grande, o que me deixou muito feliz e fez com que fosse alterado o final da atividade. Já estamos no terceiro livro em cada sala, agora eles estão lendo em casa e narrando em sala para os colegas. Fiquei maravilhada quando percebi que a leitura para eles agora é uma atividade prazerosa, pois sabemos que quando conseguimos fazer isso o rendimento do aluno chega a ser uma conseqüência voluntária. O que me propiciou isso foram as atividades desenvolvidas no Gestar II (graças a Deus faço parte desse grupo).
TP2 - Seção 2
Unidade 6
8ª “A”

No avançando na prática desta unidade, trabalhamos uma produção textual a partir da imagem---------------página 254
Primeiro interpretamos oralmente, orientando para que não tivessem uma visão linear, deixando aflorar a visão além dos olhos, cada aspecto visualizado dando origem a um novo universo de informações, que foi descrito posteriormente em uma produção que fluiu muito bem, havendo assim a descrição da imagem de forma física e psicológica, após seu término, pedi aos alunos que se voluntariassem para a leitura de sua produção, havendo assim a apreciação dos colegas. A atividade se estendeu um pouco mais, pois todos queriam ler. O que comprovou o quanto eles gostaram da atividade, e me deixou ainda mais encantada com esses ‘gatinhos’!